Tratando-se de um professor que tem a seu cargo crianças com dificuldades de aprendizagem. As suas funções são mais latas do que as de um professor de ensino tradicional. Antes de mais, este profissional deve tomar conhecimento de todo o processo educacional da criança ou crianças por quem é responsável, a fim de poder dirigir o seu campo de acção para determinadas actividades.
Isto implica observar cuidadosamente cada um dos seus alunos, e em função dos resultados obtidos fazer o respectivo planeamento da acção de educação e reabilitação. Sendo certo que se tratam de alunos que não podem acompanhar o currículo normal, este professor terá de fazer uma adaptação ao mesmo e prever a utilização de outros instrumentos e meios compensatórios face às dificuldades detectadas pelas crianças e jovens.
No decorrer deste processo, cabe ao professor de ensino especial impor uma certa inovação nas estratégias e métodos de ensino e fazer uma adaptação individualizada do ensino e diferenciação pedagógica. Deve proceder à mudança dos conteúdos de ensino no sentido de melhorar e enriquecer o currículo escolar, e por consequência melhorar o nível de realização do aluno. Faz igualmente parte das funções do professor de ensino especial ter uma maior atenção às áreas que promovam a socialização e expressão das crianças.
Professor do Ensino Especial
Funções
Tratando-se de um professor que tem a seu cargo crianças com dificuldades de aprendizagem. As suas funções são mais latas do que as de um professor de ensino tradicional. Antes de mais, este profissional deve tomar conhecimento de todo o processo educacional da criança ou crianças por quem é responsável, a fim de poder dirigir o seu campo de acção para determinadas actividades.
Isto implica observar cuidadosamente cada um dos seus alunos, e em função dos resultados obtidos fazer o respectivo planeamento da acção de educação e reabilitação. Sendo certo que se tratam de alunos que não podem acompanhar o currículo normal, este professor terá de fazer uma adaptação ao mesmo e prever a utilização de outros instrumentos e meios compensatórios face às dificuldades detectadas pelas crianças e jovens.
No decorrer deste processo, cabe ao professor de ensino especial impor uma certa inovação nas estratégias e métodos de ensino e fazer uma adaptação individualizada do ensino e diferenciação pedagógica. Deve proceder à mudança dos conteúdos de ensino no sentido de melhorar e enriquecer o currículo escolar, e por consequência melhorar o nível de realização do aluno. Faz igualmente parte das funções do professor de ensino especial ter uma maior atenção às áreas que promovam a socialização e expressão das crianças.
Isto implica observar cuidadosamente cada um dos seus alunos, e em função dos resultados obtidos fazer o respectivo planeamento da acção de educação e reabilitação. Sendo certo que se tratam de alunos que não podem acompanhar o currículo normal, este professor terá de fazer uma adaptação ao mesmo e prever a utilização de outros instrumentos e meios compensatórios face às dificuldades detectadas pelas crianças e jovens.
No decorrer deste processo, cabe ao professor de ensino especial impor uma certa inovação nas estratégias e métodos de ensino e fazer uma adaptação individualizada do ensino e diferenciação pedagógica. Deve proceder à mudança dos conteúdos de ensino no sentido de melhorar e enriquecer o currículo escolar, e por consequência melhorar o nível de realização do aluno. Faz igualmente parte das funções do professor de ensino especial ter uma maior atenção às áreas que promovam a socialização e expressão das crianças.
Professor do Ensino Especial
Funções
Tratando-se de um professor que tem a seu cargo crianças com dificuldades de aprendizagem. As suas funções são mais latas do que as de um professor de ensino tradicional. Antes de mais, este profissional deve tomar conhecimento de todo o processo educacional da criança ou crianças por quem é responsável, a fim de poder dirigir o seu campo de acção para determinadas actividades.
Isto implica observar cuidadosamente cada um dos seus alunos, e em função dos resultados obtidos fazer o respectivo planeamento da acção de educação e reabilitação. Sendo certo que se tratam de alunos que não podem acompanhar o currículo normal, este professor terá de fazer uma adaptação ao mesmo e prever a utilização de outros instrumentos e meios compensatórios face às dificuldades detectadas pelas crianças e jovens.
No decorrer deste processo, cabe ao professor de ensino especial impor uma certa inovação nas estratégias e métodos de ensino e fazer uma adaptação individualizada do ensino e diferenciação pedagógica. Deve proceder à mudança dos conteúdos de ensino no sentido de melhorar e enriquecer o currículo escolar, e por consequência melhorar o nível de realização do aluno. Faz igualmente parte das funções do professor de ensino especial ter uma maior atenção às áreas que promovam a socialização e expressão das crianças.
Um comentário:
Sou professora tenho pós-graduação em educação especial. Neste momento estou a frequentar o mestrado também em educação especial. Ando à procura de bibliografia sobre o perfil e as funções do professor de educação especial. Li o que escreveu no seu blog sobre o perfil do professor da educação especial e pensei que talvez me pudesse ajudar. Se tiver alguma bibliografia agradecia, se não for muito incomodo, que me enviasse por e-mail. Agradeço desde já a sua disponibilidade. e-mail: ssilviafreitas@gmail.com
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